Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EM 2013

Hospital atendeu mais vítimas de queimaduras e 80% dos casos envolvia álcool líquido

Hospital atendeu mais vítimas de queimaduras e 80% dos casos envolvia álcool líquido
09/01/2014 19:00 - TARYNE ZOTTINO


No ano passado, cerca de 392 pessoas vítimas de queimaduras foram atendidas na Santa Casa de Campo Grande e 80% dos acidentes envolviam álcool líquido. Em 2012, o hospital havia atendido 323 casos. “A facilidade de aquisição do álcool líquido, aliada à falta de cuidados e segurança durante seu armazenamento e manuseio dentro de casa são as principais causas dos atendimentos na Santa Casa”, explica Maria Aparecida de Oliveira do Amaral, chefe do setor de queimados. Já os atendimentos com vítimas de descarga elétrica e fogos de artifício tiveram um aumento significativo no final de 2013. Em dezembro, o total foi de 40 atendimentos, sendo 34 queimados no geral, quatro vítimas atingidas por fogos de artifício e duas vítimas de descarga elétrica. 

“O susto foi muito grande”, diz a dona de casa, Claudemir Riquelme Amarilha Nantes. Ela conta que a mãe, Honória Riquelme, de 57 anos, se queimou com as chamas do ‘bife na chapa’ quando preparava o almoço de domingo, no último dia 29 de dezembro, em Bela Vista, cidade distante aproximadamente 324 quilômetros de Campo Grande. Ela foi acender a churrasqueira cheia de álcool líquido e houve a explosão. Ela teve queimaduras de 2º grau e está com a parte superior do corpo toda queimada, além do rosto. Honória ficará internada por mais um mês e passará por cirurgia plástica reparadora.

Cuidados

Como prevenir acidentes?
- Guarde fósforos, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças.
- Nunca jogue álcool sobre chamas ou brasas.
- Não usar recipientes com álcool para fazer o aquecimento de ambientes principalmente banheiros.
- Todos os produtos químicos e de limpeza devem ser fechados em armários, fora do alcance das crianças.
- Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem que não a original. Poderá ser confundido com algo sem risco.

O que fazer em caso de queimaduras?
Use somente muita água fria para esfriar o local. Não use gelo nem qualquer outro produto. Não esfregue, aperte ou estoure as bolhas eventuais. Não tente desgrudar roupas da queimadura. Se tiver escura ou esbranquiçada, trata-se de queimadura de 3º grau. Procure imediatamente atendimento médico.

Felpuda


Nos bastidores poderosos, comentários são de que dois pretensos pré-candidatos estão deixando em polvorosa quem tinha quase certeza de que tudo estava em total “céu de brigadeiro”. Assim, enquanto ambos se movimentam aqui e acolá, o lado de lá está pensando no que fazer para evitar futuro confronto. Vale ressaltar que a dupla tem experiência que só no campo de guerra das eleições – e o desempenho não ficou a desejar.