sábado, 21 de julho de 2018

VERÃO

Hortaliças e frutas devem ficar em alta

18 JAN 2011Por INFOMONEY00h:01

O preço das frutas e hortaliças aumentou e deve continuar em ascensão até o final do verão devido às fortes chuvas que atingem a região sudeste do País.

O excesso de umidade e o forte calor são os principais vilões para as plantações de hortaliças como alface, rúcula e agrião, de acordo com a Somar Meteorologia. Segundo a empresa, a água e o calor favorecem a proliferação de doenças e o apodrecimento das folhas, o que diminui a quantidade disponível para o consumo e provoca o aumento dos preços.

O agrônomo da Somar, Marco Antônio dos Santos, ressalta que, mesmo quando são encontradas, as hortaliças apresentam qualidade inferior devido à quantidade maior de água. Segundo ele, a tendência é que o problema continue durante todo o verão, o que deve acarretar no aumento de preços até o fim da estação.

Frutas
As frutas também já são encontradas com menor qualidade nos supermercados devido ao clima úmido. De acordo com o agrônomo, o aumento da água no interior das frutas ocasiona a diluição dos açúcares e aminoáciodos que dão o sabor característico.

Tomate
O tomate também tem sofrido com as fortes chuvas desta época do ano. No estado de Goiás, maior produtor de tomate industrial do País, a colheita foi afetada e muitos produtores têm observado o produto apodrecer nos campos.
 

Leia Também