quinta, 19 de julho de 2018

ENERGIA

Horário de verão em MS fará economia de um mês de consumo em Ponta Porã

15 OUT 2010Por EVELIN ARAUJO10h:23

 O horário de verão em Mato Grosso do Sul pode ter economia equivalente a um mês de consumo do município de Ponta Porã, com 76 mil habitantes. Essa é a estimativa da Enersul para o período que vai da zero hora do dia 17 de outubro até o dia 20 de fevereiro de 2011, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.

Além do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também farão economia de energia neste período.

No verão, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada. Também há uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento da ponta de carga para fora do horário de pico habitual.

Este efeito alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de energia é mais acentuado nesta época do ano.

Leia Também