Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Honda pode ter carro popular em 2013

1 AGO 12 - 12h:00ig

A semana começou com alguns rumores em relação a um possível compacto que seria produzido na fábrica da Honda em Sumaré (SP). O novo modelo, que estaria no mercado já no ano que vem, teria como base a mesma plataforma do monovolume Fit e do sedã City, a GSC (Global Small Car).

É fato que quase metade da produção do City foi transferida da unidade de Sumaré para a fábrica da Honda na Argentina. Embora a montadora não confirme, o espaço aberto na linha de produção poderia receber o novo modelo.

A fábrica de automóveis na Argentina faz parte da estratégia da Honda para a América do Sul e, desde o início de sua construção, já era previsto o compartilhamento de produção entre as unidades.

Em entrevista à repórter Ana Paula Machado, do Brasil Econômico, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Campinas e região, Jair dos Santos, afirmou que a montadora já está desenvolvendo o compacto Brio, que deverá ser apresentado no ano que vem e seria mais um concorrente para modelos como Volkswagen Gol e Fiat Palio.

O compacto a ser produzido na fábrica paulista poderá até ser uma adaptação do Brio, mas dificilmente será exatamente o mesmo modelo comercializado na Índia e Tailândia, que tem 3,61 metros de comprimento e apenas 2,34 metros de distância entre os eixos. Certamente passaria por mudanças para agradar ao consumidor brasileiro, principalmente no visual da traseira e no espaço interno para passageiros e para bagagem, já que acomoda apenas quatro adultos e tem capacidade para175 litros no porta-malas. Talvez a montadora de origem japonesa esteja fazendo com o Brio o mesmo que a Volkswagen faz com o up!, ou seja, estudando como aumentar o espaço para ocupantes e bagageiro para tornar o carro mais apropriado para o mercado brasileiro.

Durante o salão do automóvel de Tóquio em 2011, o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito já havia dito que, para vender o carro no Brasil, seria necessário fazer algumas adaptações, já que o tamanho do porta-malas, por exemplo, é um limitador.

Produção

Hoje, a produção diária em Sumaré é de 620 unidades em dois turnos e a expectativa é que o volume alcance 700 carros por dia. Segundo Jair dos Santos, já está em negociação o início do terceiro turno, que ajudaria a comportar a produção do novo modelo.

O compacto da Honda seria o último a chegar entre as três marcas japonesas presentes no País. A Toyota deve lançar o Etios em setembro e a Nissan já comercializa o March, importado do México.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Campo Grande terá voos extras para temporada de férias de julho
TURISMO

Capital terá voos extras para temporada de férias de julho

Brasil bate Itália com gol histórico de Marta e avança às oitavas do Mundial
COPA DO MUNDO FEMININA

Brasil bate Itália com gol histórico de Marta e avança às oitavas

STJ decide que acusados do incêndio na Boate Kiss vão a júri popular
UNANIMIDADE

STJ decide que acusados do incêndio na Boate Kiss vão a júri popular

Ladrões furtam madeira de ponte na área rural
TRÊS LAGOAS

Ladrões furtam madeira de ponte na área rural

Mais Lidas