Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Levantamento

Homens jovens morrem mais que mulheres, diz pesquisa do Ministério da Saúde

15 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO20h:38

Um dos resultados da pesquisa "Saúde Brasil 2009", divulgada nesta terça-feira, pelo Ministério da Saúde, revela que os homens de 20 a 29 anos morrem quatro vezes mais que mulheres da mesma faixa etária.

Segundo o levantamento, a população masculina nessa faixa de idade registrou, em 2008, 7,2% do total de mortes entre homens, enquanto para as mulheres esse percentual é de 2,4%.

O dado revela que os homens correm cinco vezes mais risco de morrer de forma violenta do que as mulheres. Além disso, eles respondem por 70% das internações hospitalares e por 65% dos atendimentos por acidentes e violência.

É o que explica o diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio."Há uma sobremortalidade masculina muito alta, principalmente, nessa faixa de adultos jovens que corresponde ao grande peso das mortes por violências na população masculina. Estados como Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro tem uma sobremortalidade masculina muito elevada - 56% a mais de óbitos masculino do que feminino no Espírito Santo."

O "Saúde Brasil" é uma publicação anual que reúne os principais indicadores de saúde no País. O estudo chega à sexta edição e aborda, entre outros, os indicadores estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: Agencia Brasil

Leia Também