quinta, 19 de julho de 2018

QUEDA

Grêmio rebaixa o Guarani, com vitória por 3 a 0, e mantém vaga no G-4

28 NOV 2010Por ARLINDO FLORENTINO19h:31

O Guarani passou apenas uma temporada na elite do futebol nacional em seu retorno. Neste domingo, a equipe foi derrotada pelo Grêmio por 3 a 0, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, e foi rebaixada à Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols do triunfo da equipe gaúcha foram marcados pelo atacante André Lima, ainda na primeira etapa de partida, e Jonas e Diego, no segundo tempo.

Faltando ainda uma rodada para o término do Brasileirão, o Guarani soma 37 pontos na 18ª colocação e não pode mais alcançar o Atlético-GO, que encerra a rodada em 16º com 41 pontos. O time encerra sua participação na competição no próximo domingo, quando enfrenta o líder Fluminense, no Engenhão.

Já o Grêmio segue na quarta colocação da tabela, brigando por uma vaga no G-4. O time gaúcho soma 60 pontos e enfrenta na última rodada do Campeonato Brasileiro o quinto colocado Botafogo, dono de 59 pontos. Caso o Goiás não seja campeão da Copa Sul-Americana, o quarto colocado do Nacional classifica-se para a Libertadores da próxima temporada.

As duas equipes iniciaram a partida buscando o gol. No primeiro lance de jogo, Reinaldo recebeu bom passe de Baiano e cruzou para Mazola, mas a zaga gaúcha conseguiu afastar o perigo.

O Grêmio tentou articular suas jogadas ofensivas pelo lado de campo, o que deu resultado aos 23 minutos de jogo. Rochemback bateu falta da esquerda na cabeça de André Lima, livre de marcação, mandou para as redes.

Quatro minutos depois, o Bugre quase marcou com Baiano. O volante bateu escanteio com muito efeito e a bola explodiu no travessão da meta defendida por Victor. Os donos da casa seguiram pressionando até o fim da primeira etapa, mas pararam na grande atuação do arqueiro gremista.

Precisando desesperadamente da vitória, o Guarani voltou para o segundo tempo buscando pressionar o Grêmio, mas quem assustou primeiro foi a equipe gaúcha. Aos 13 minutos, Jonas bateu de dentro da área e Emerson apareceu bem para salvar o time da casa no Brinco de Ouro.

A primeira boa chance do Bugre foi criada apenas aos 18 minutos de jogo, mas Victor saiu do gol com velocidade e afastou com os pés o perigo dentro da área.

Sem conseguir furar o bloqueio armado, o Guarani ainda viu sua desvantagem aumentar no placar. Aos 32 minutos de partida. Diego foi derrubado dentro da área e o árbitro Nielson Nogueira Dias assinalou pênalti. Na cobrança, Jonas, que foi revelado pela equipe campineira, marcou seu 22º gol no Brasileirão.

Cinco minutos depois, Diego selou o rebaixamento do Bugre à Série B. O atacante recebeu passe de Jonas dentro da área e, na saída de Emerson, mandou a bola para o gol, fechando o placar da vitória gaúcha.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. O Guarani visita o Fluminense no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Já o Grêmio recebe o Botafogo no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).
 

Leia Também