Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Greenpeace diz que documento final da Rio+20 é patético

19 JUN 12 - 13h:30Jornal do Brasil

O Greenpeace classificou como 'patético' o documento final que está sendo discutido na Rio-20. Em nota, o movimento afirma que o rascunho do documento pode levar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ser chamada de ‘Rio menos 20’.

“A negociação que foi até as 3 horas é um texto patético, uma traição, e é por isso que estamos chamando essa conferência não de Rio+20, mas, talvez, de Rio menos 20”, acrescenta.

O Greenpeace defende ainda o ativismo ambiental como caminho para uma maior mobilização da sociedade e de pressão contra os governos para a implementação de ações concretas em prol da sustentabilidade.

Está prevista para esta quarta-feira (20) uma grande marcha de ONGs nas ruas do Rio em defesa de maiores compromissos dos países na defesa do meio ambiente.

O diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kimi Naiddo, ressaltou que é preciso pensar "fora da caixa" para resolver os problemas do mundo, e rever o modelo econômico baseado apenas em "mais mercados, mais produtos e mais dinheiro". "Temos que fazer mais com menos", concluiu Naiddo.

O rascunho do documento final da Rio+20 encaminhado pelo governo brasileiro às delegações estrangeiras na manhã desta terça-feira (19) para votação, sugere a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, reforçando que o tema deverá ser discutido com maior importância a partir da conferência do Rio de Janeiro.

Houve ainda uma alteração na parte do documento que estabelece a erradicação da pobreza como o maior desafio global do planeta hoje. O texto anterior incluía o termo “pobreza extrema”, que foi modificado para “pobreza”.

O texto, que teria 283 parágrafos, não eleva o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) ao status de agência, mas propõe que seu orçamento vai aumentar, sem contudo estipular cifras. O comprometimento com o desenvolvimento sustentável foi renovado, assim como o para acelerar o esforço para que metas do milênio sejam cumpridas até 2015.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mega-Sena acumula e próximo sorteio terá prêmio de R$ 90 milhões
HORA DA FEZINHA

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pagará R$ 90 milhões

Jovem atira duas vezes contra irmão após briga por conserto de carro
PARAÍSO DO LAGEADO

Jovem atira contra irmão em briga por conserto de carro

Rapaz de 25 anos morre afogado em piscina durante festa
CORUMBÁ

Rapaz morre afogado em piscina durante festa

“Órfãos da Terra” é um exemplo de novela a ser seguido
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Órfãos da Terra é exemplo de novela a ser seguido

Mais Lidas