Segunda, 18 de Dezembro de 2017

arte

'Gravidade' e '12 Anos de Escravidão' lideram indicações ao Bafta

8 JAN 2014Por FOLHA PRESS19h:00

"Gravidade", a odisseia espacial do diretor mexicano Alfonso Cuarón, lidera com 12 o número de indicações aos prêmios Bafta, o Oscar britânico, anunciou hoje a academia que concederá as distinções em 16 de fevereiro.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na Royal Opera House de Londres, com apresentação do ator e escritor britânico Stephen Fry.

O filme de Cuarón, protagonizado por George Clooney e Sandra Bullock -também candidata a melhor atriz- narra o drama de dois astronautas para alcançar uma estação espacial depois de um acidente que os deixa abandonados no espaço.

Sua inclusão no Bafta, entregue pela Academia de Artes Cinematográficas e Televisivas Britânica, se deve que em parte se trate de uma produção britânica.

O filme "12 Anos de Escravidão", do diretor britânico Steve McQueen, é o segundo em número de indicações, com dez, como "Trapaça", do americano David O. Russell, que narra uma curiosa operação do FBI.

Amplamente elogiado pela crítica, o filme "12 Anos de Escravidão" se baseia na autobiografia de Solomon Northup, interpretado por Chiwetel Ejiofor, um negro nascido livre em Nova York, sequestrado em Washington e transformado em escravo no sul dos Estados Unidos.

Como "Gravidade", "12 Anos de Escravidão" e "Trapaça" disputam os principais dos 22 prêmios concedidos, entre eles o de melhor diretor, filme e roteiro.

A lista de candidatos foi divulgada em Londres, na sede da Academia.  

Leia Também