Terça, 20 de Fevereiro de 2018

conjunto de medidas

Governo vai anunciar pacote de crédito dia 16

11 DEZ 2010Por São Paulo01h:30

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ontem, que na próxima quinta-feira (dia 16) vai anunciar um novo conjunto de medidas para o mercado financeiro que vai facilitar o crédito de longo prazo para o setor privado.

"O setor privado tem dificuldade em ter crédito de longo prazo. Vamos facilitar a captação para que o setor privado tenha acesso a crédito de longo prazo com taxas mais baixas para facilitar os investimentos", afirmou Mantega.

O governo trabalha ainda para reduzir os gastos públicos, na tentativa de desaquecer a demanda no Brasil. Os cortes de despesas em todos os ministérios serão implementados a partir do ano que vem e as medidas anunciadas na semana passada para conter o crédito também devem ajudar a arrefecer a economia e a reduzir a inflação.

A economia do Brasil cresceu 6,7% no terceiro trimestre na comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados também pelo IBGE. No segundo trimestre, o país registrou crescimento de 9,2% em relação ao mesmo intervalo de 2009.

"Se a inflação estiver sob controle e numa trajetória benigna, isso abriria espaço para uma redução nas taxas de juro se o banco central decidir seguir esse caminho", apontou Mantega à Agência Estado, na última quinta-feira. "Mas teremos de esperar e ver como a inflação se comporta no ano que vem." A inflação fechar o ano em 5,3%.

Leia Também