Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

AGRICULTURA

Governo quer antecipar o anúncio do plano safra para maio

21 JAN 2011Por AGENCIA BRASIL01h:00

O governo federal pretende antecipar o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012 para maio. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, o adiantamento da data é importante porque entre o anúncio dos recursos disponíveis até sua chegada na mão dos produtores levam-se de dois a três meses, e o plantio se inicia em agosto.

O anúncio do plano, que era geralmente feito em julho, já foi antecipado para junho na safra atual (2010/2011) e na anterior, mas ,esmo assim produtores reclamam da demora na liberação. Guimarães participou hoje (20) de uma reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, para acertarem o início da discussão da nova safra.

Junto com o Planejamento, as duas pastas são responsáveis pela elaboração do plano safra da agricultura empresarial. Segundo Guimarães, no encontro também foi discutida a necessidade de modernização do manual de crédito rural, com ajustes em suas normas para desburocratizá-lo e dar rapidez no fluxo de crédito dos bancos para os produtores.

O objetivo dessas medidas, segundo o governo, é que o produtor saiba antecipadamente o volume de recursos e a época em que poderá contar com eles, podendo planejar melhor sua safra. Para viabilizar isso, uma outra reunião será feita na próxima semana para fixar um cronograma de encontros técnicos entre representantes dos três ministérios.
 

Leia Também