terça, 14 de agosto de 2018

PLANSEQ

Governo lança plano para qualificar trabalhadores no setor da cana

16 MAI 2011Por ROSANA SIQUEIRA09h:45

Com recursos de quase R$ 800 mil e meta de qualificar 897 trabalhadores, será lançado hoje pelo Governo do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) as ações do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ Sucroalcooleiro) e do Plano Territorial de Qualificação(PlanteQ/MS). O evento, que acontece às 14 horas, no auditório da governadoria, contará com a presença do representante do Ministro do Trabalho e Emprego.

O Plano tem como objetivo qualificar trabalhadores oriundos do setor sucroalcooleiro, sejam desempregados que buscam entrar ou retornar à cadeia produtiva da cana-de-açúcar ou empregados que perderão seus postos de trabalho, devido a mecanização da colheita, que, por conseguinte, necessitarão de qualificação para permanecer no setor supracitado.

Do total da meta, serão destinados 70% das vagas aos trabalhadores de empresas afetadas por processos de modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva, 30% para trabalhadores desempregados e 10% aos portadores de deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral. No que se refere ao público desempregado, terão prioridade os trabalhadores cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio dos Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats).

 Serão atendidos 565 trabalhadores na área industrial e 330 na área agrícola, por meio de cursos de qualificação profissional, com uma carga horária de 200 horas/aula, sendo 40 horas destinadas a conteúdos de cidadania e 160 horas a conhecimentos específicos, cuja execução será de responsabilidade do Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp), contratado pelo MTE para o desenvolvimento das ações em Mato Grosso do Sul.

Serão contemplados os Municípios de Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Navirai, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina.

Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Sucroalcooleiro

O plano está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab), em conjunto com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul(Biosul).

Leia Também