Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Governo grego prevê queda ainda maior do PIB no ano

3 JUL 12 - 16h:30AGÊNCIA BRASIL

O recuo do Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia deverá ser ainda maior que o previsto anteriormente para este ano. A estimativa do novo governo grego é que a economia produza 6,7% a menos do que no ano passado, sendo que a projeção anterior era queda de 4,5%.

Em abril, o Banco Central grego tinha já previsto o agravamento da recessão, ao admitir uma queda do PIB “perto dos 5 %”, superior às estimativas oficiais (3%). Nos últimos dois anos a redução do produto alcançou a 11%.

“A situação da economia permanece crítica e particularmente difícil”, disse hoje (3) o vice-ministro das Finanças, Christos Staikouras. Ele lembrou ainda que em março o desemprego foi 22%.

O novo governo de coalizão grego, dirigido pelo conservador Antonis Samaras, comprometeu-se em prosseguir as reformas previstas pelos credores internacionais, apesar de ter solicitado “alterações para favorecer o crescimento”.

“É necessário seguir políticas orientadas para o crescimento, alterar as políticas injustas e readaptá-las para travar a recessão”, sugeriu Staikouras.

O ministro sublinhou ainda que o plano econômico imposto pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) deve ser complementado por políticas “destinadas a favorecer o emprego”.

A Grécia é o país da UE que enfrenta as maiores dificuldades econômicas por causa da crise internacional. A recessão, desencadeada em 2008, se agravou a partir de 2010, o que forçou o país a recorrer aos empréstimos internacionais.

* Com informações da agência pública de notícias de Portugal – Lusa

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

FLÁVIO BOLSONARO

PL livra de punição agente que neutralizar quem portar fuzil

Proposta amplia ainda mais conceito de legítima defesa
LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalista morre após ser baleada em confronto na Irlanda do Norte

"Concorrência pressiona aumento na bomba", afirma Sinpetro
REAJUSTE COMBUSTÍVEIS

"Concorrência pressiona aumento", afirma Sinpetro

Fiéis enchem igrejas para as celebrações da Paixão de Cristo
SEXTA-FEIRA SANTA

Fiéis enchem igrejas para
as celebrações desta sexta

Mais Lidas