sábado, 21 de julho de 2018

Cerrado

Governo Federal anuncia investimento de R$ 340 milhões para recuperar o bioma

5 OUT 2010Por WWF-Brasil00h:00

 

Depois do assustador diagnóstico a respeito do desmatamento do Cerrado – 20 mil quilômetros quadrados desaparecem por ano –, o Governo Federal anunciou investimentos na ordem de R$ 340 milhões para tentar reduzir o desmatamento, as queimadas e incêndios e as perdas de recursos naturais no bioma. O programa nacional PPCerrado prevê colher resultados até 2020, como a redução em 40% das emissões de gases que ampliam o efeito estufa e aquecem o planeta a partir da degradação do Cerrado.
As estratégias serão voltadas para as áreas com maior índice de desmatamento e as mais ricas em biodiversidade e recursos hídricos e envolvem a criação de mais 25 mil quilômetros quadrados em parques nacionais e outras unidades federais de conservação, a homologação e demarcação de 5,8 milhões de hectares em terras indígenas e o zoneamento ecológico-econômico de todo o bioma, além de apoiar os oito estados que englobam o Cerrado a realizarem zoneamentos próprios.
Hoje, apenas 168 mil quilômetros quadrados (8,24%) do Cerrado estão oficialmente protegidos. As terras indígenas homologadas ou regularizadas somam 89,4 mil quilômetros quadrados (4,39%) da área total do bioma. Como parte da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas, o Brasil se comprometeu a abrigar ao menos 10% do Cerrado em unidades de conservação até o fim deste ano.

Leia Também