Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IRREGULARIDADES

Governo expulsou <br>529 servidores

Governo expulsou <br>529 servidores
15/01/2014 09:45 - g1


Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) contabiliza 529 servidores públicos expulsos dos quadros do Executivo federal em 2013, informou nesta terça-feira (14) a assessoria do órgão – em 2012, foram expulsos 506 servidores.

De acordo com a CGU, responsável pela fiscalização interna no Executivo, as punições são aplicadas por envolvimento de funcionários em diversos tipos de irregularidades, principalmente relacionadas a corrupção.

Dos servidores expulsos em 2013, 429 concursados foram demitidos, 49 funcionários comissionados foram destituídos dos cargos e 51 tiveram a aposentadoria cassada.

Segundo o relatório, o Rio de Janeiro é o que mais registrou expulsões em 2013, com um total de 95 casos, contra 108 em 2012. Em seguida vem o Distrito Federal, com 94 expulsões, e São Paulo, com 50.

Ministérios da Previdência Social (138), da Justiça (115), da Fazenda (86), da Educação (76) e da Saúde (24) lideram o ranking de servidores expulsos no ano passado.

A CGU possui em cada ministério uma unidade do Sistema de Correição da Administração Pública Federal, parte da atuação da CGU no combate à impunidade na esfera administrativa pública. Cada ministério pode analisar casos de expulsão de servidores, mas casos considerados 'delicados' ou 'complexos' são conduzidos pela própria CGU.

Ranking
Os órgãos que expulsaram servidores em 2013 são os seguintes, segundo a CGU:

- Ministério da Previdência Social - 138
- Ministério da Justiça - 115
- Ministério da Fazenda - 86
- Ministério da Educação - 76
- Ministério da Saúde - 24
- Ministério do Trabalho e Emprego - 13
- Ministério Público - 12
- Ministério dos Transportes - 12
- Ministério do Meio Ambiente - 9
- Advocacia-Geral da União - 9
- Ministério da Defesa - 7
- Presidência/Controladoria Geral da União /Agência Brasileira de Inteligência - 6
- Ministério do Desenvolvimento Agrário - 4
- Ministério de Minas e Energia - 3
- Ministério da Integração - 3
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - 3
- Ministério do Turismo - 3
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 2
- Ministério da Cultura - 2
- Ministério das Cidades- 1
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - 1

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.