Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

COMPETITIVIDADE

Governo estuda medidas para amenizar perdas

5 JUN 2011Por da redação00h:02

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou,  que o governo está preparando medidas para amenizar a perda da competitividade do País, por influência do câmbio. Além disso, o governo estuda medidas para incentivar o consumo interno.

Entre as ações previstas, estão desonerações, incentivos à inovação e aos investimentos e reforço nas linhas de exportação. Pimentel declarou que as linhas para exportação devem ser implementadas no próximo mês. “Eu não posso falar em prazos, porque quem determina é a presidenta”, disse, segundo a Agência Brasil.

O governo prevê ainda políticas relacionadas a compras governamentais. “Já existe essa política nas compras da Petrobras e alguma coisa do setor elétrico, mas ela pode ir muito além. Os governos estaduais, municipais e federal são grandes compradores. Se nós colocarmos conteúdo nacional nessas compras, nós vamos beneficiar nossa indústria como um todo”.

Indústria
Sobre a indústria, Pimentel afirmou que é o segmento mais prejudicado. Entretanto, ele enfatizou que problemas relacionados ao câmbio não têm como ser resolvidos com medidas internas e não estão ao alcance das ações do governo.

“Não depende da nossa vontade. Tem a ver com a política monetária, principalmente dos Estados Unidos, que faz uma política monetária expansionista, quase no limite da irresponsabilidade”.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também