Governo e sociedade articulam ações para consolidar política de saúde da população negra

Governo e sociedade articulam ações para consolidar política de saúde da população negra
04/07/2012 23:00 - agência brasil


O governo federal quer combater a discriminação etnorracial nos serviços e atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar este objetivo, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) reuniu cerca de 100 gestores em saúde e representantes do movimento social para discutir o tema no Fórum Enfrentando o Racismo Institucional para Promover Saúde Integral da População Negra no SUS.

O encontro vai definir de estratégias pautadas pela perspectiva étnico-racial e a identificação de áreas de atuação para efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, aprovada em 2006, pelo Conselho Nacional de Saúde.

Em entrevista à Agência Brasil, a ministra Luiza Bairros destacou que o fórum busca mecanismos para estabelecer compromissos e competências dos governos estaduais e municipais no atendimento da população negra.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".