Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

CURSO

Governo do Estado forma 127 policiais civis

27 ABR 2011Por DA REDAÇÃO06h:00

A segurança pública do Estado ganha mais um reforço com 127 novos policiais civis. Após o curso de formação de 886 horas entre aulas teóricas e práticas, o governo do Estado realiza a formatura dos novos profissionais na quinta-feira (28), às 8 horas, no auditório Manoel de Barros, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

De acordo com a coordenadora de Assuntos Educacionais da Acadepol, delegada Maria Rita do Nascimento, o curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol) terminou no último dia 8, mas os alunos continuam estagiando nas delegacias de Polícia Civil e na Coordenadoria Geral de Perícias. “Eles continuam atuando nas delegacias e no caso dos peritos, estão auxiliando no serviço de recadastramento para o novo sistema de identificação do Estado”, informou.

Do total de 127 novos policiais civis que passaram pela formação na Acadepol, 62 alunos são candidatos a investigadores, 29 ao cargo de perito criminal, 19 peritos papiloscopistas e 17 escrivães. Os alunos do curso de formação são os últimos convocados do Concurso Público de Provas e Títulos de 2007 e que passaram em todas as fases do processo seletivo. As aulas começaram na segunda metade do mês de outubro do ano passado.

Conforme a delegada Maria Rita do Nascimento, no primeiro módulo da grade do curso, a Acadepol repassou conceitos básicos de segurança pública. A segunda etapa, com disciplinas procedimentais, apresentou aos futuros policiais civis técnicas operacionais, como abordagem, tiro, perícia, específicas para cada função desempenhada na Polícia Civil.

Já no terceiro módulo de competência atitudinal os alunos tiveram aulas de atendimento ao público, direitos humanos, ética, saúde, segurança, qualidade de vida, ou seja, dentro do conceito de relações humanas. “O policial aprende a agir com firmeza, mas com respeito à dignidade humana”, explica Maria Rita.

No curso também foram realizadas as aulas práticas levando o aluno a conhecer a realidade da profissão. “Os estágios foram supervisionados com alunos atuando na Coordenadoria Geral de Perícias e nas unidades da Polícia Civil e nos Postos de Identificação da Capital. O estágio feito em Campo Grande foi bem aproveitado pelos alunos, que tiveram bom desempenho no atendimento ao público, com ótimas avaliações.

 

Leia Também