Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Saúde

Governo anuncia plano de combate à obesidade

14 DEZ 2010Por R722h:15

Apesar de a desnutrição infantil ser um desafio superado no Brasil, o sobrepeso e a obesidade vêm crescendo em ritmo preocupante entre os brasileiros. Por causa disso, o Ministério da Saúde elabora um Plano de Combate à Obesidade, que está em fase de finalização e será entregue à presidente eleita Dilma Rousseff. As informações são do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que apresentou nesta terça-feira (14) o estudo “Saúde Brasil 2009”.

- Há tendência de aumento marcado de obesidade no Brasil, com aceleração do crescimento do sobrepeso e obesidade. As causas são a inatividade, o aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras, queda do consumo de feijão. Nós estamos sentados em cima de uma bomba-relógio que vai se declarar com toda a sua contundência em 20 anos.

Entre os anos de 2006 e 2009, a ocorrência do sobrepeso e da obesidade aumentou entre a população. O sobrepeso passou de 42,7% de prevalência em 2006 para 46,6% em 2009. Já a obesidade passou de 11,4% em 2006 para 13,9% em 2009.

O diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde, Otaliba Libânio Neto, disse que o plano de combate à obesidade é focado na promoção de atividades físicas e na alimentação saudável.

- É um plano bastante abrangente, com conjunto de ações para conseguir impacto. Uma característica do plano é que a responsabilidade de execução não se restringe ao Ministério da Saúde, mas de vários órgãos e ministérios.

De acordo com o diretor, se a obesidade continuar crescendo no país, em 12 anos estaremos na situação dos Estados Unidos, país com a população mais obesa do mundo.

Leia Também