Terça, 12 de Dezembro de 2017

ENERGIA

Governo acrescentará 6 mil megawatts à capacidade instalada do país em 2014, diz Lobão

16 JAN 2014Por AGÊNCIA BRASIL18h:30

O governo pretende acrescentar pelo menos 6 mil megawatts de capacidade instalada em novas usinas de energia elétrica, disse hoje (16) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na abertura da primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico neste ano. Lobão anunciou também a construção de 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão. No ano passado, foram acrescentados 6,5 mil megawatts ao parque gerador e construídos 10 mil quilômetros de linhas de transmissão. Atualmente, a capacidade instalada total do Brasil é cerca de 120 mil megawatts.

As informações estão em nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia. O comunicado diz ainda que Lobão reiterou a realização de sete leilões de energia e cinco de transmissão para 2014. De acordo com a nota, os participantes da reunião fizeram ainda um "relato otimista" sobre o nível dos reservatórios das hidrelétricas para o ano. Não foram divulgados números relativos ao assunto. No início do mês, o Operador Nacional do Sistema (ONS) relatou que os reservatórios do Nordeste estavam em nível baixo devido a um atraso no início do período de chuvas em 2013.

No encontro desta quinta-feira, também houve um balanço do plano de segurança do abastecimento para a realização da Copa do Mundo. Segundo Lobão, até agora, foram concluídas 77 obras de reforço dos sistemas elétricos nas cidades-sede do campeonato. O diretor do ONS, Hermes Chipp, disse que a fase final de mais 33 projetos está sendo monitorada.

Leia Também