Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

TECNOLOGIA

Google lança sistema de mapas e pesquisa de voz para celular no Brasil

28 OUT 2010Por FOLHA ONLINE13h:43

iPhones e smartphones brasileiros com sistema operacional de código aberto Android, do Google, terão acesso a dois novos aplicativos a partir desta sexta-feira (28).

A partir do portal mobile do Google, cujo endereço é mobile.google.com.br, usuários poderão baixar tanto o sistema de reconhecimento de voz (para fazer buscas, mandar mensagens e converter a voz em texto) quanto o sistema de navegação por mapas GPS, que é interligado ao Google Maps.

Enquanto o primeiro está disponível para Android 2.1 e iPhone, é possível baixar o último apenas para Android, a partir da versão 1.6.

O Google também informou que a versão 2.2 --última do sistema operacional para smartphones-- estará disponível no Brasil até o final deste ano.

'O Android é extremamente estratégico para nós no Brasil. Trazer aplicativos como esse é muito importante para o Google', disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no Brasil, em evento ocorrido hoje em São Paulo.

O Google informou hoje que há cerca de 1,5 milhão de ativações semanais de sistema operacional Android para uma loja com mais de 100 mil aplicativos. São 95 modelos de aparelhos compatíveis com sistema operacional Android em 49 países, por meio de 59 operadoras, com mais de 180 mil desenvolvedores que colaboram na construção e aperfeiçoamento do sistema operacional.

PESQUISA DE VOZ

O usuário pode 'interagir' com o smartphone a partir do aplicativo de pesquisa de voz, falando os termos de busca desejados.

Também é possível converter unidades, buscar notícias e encontrar bares e restaurantes.

NAVEGAÇÃO EM MAPAS POR GPS

O sistema utiliza GPS para cálculo de rotas, com base no Google Maps. De acordo com o Google, não é necessário saber o endereço --o sistema comunga com as buscas do Google na internet, ou seja, caso o usuário digite o nome do negócio, o sistema localiza o endereço intuitivamente.

É possível fazer buscas por voz e analisar as condições de tráfego na cidade, além de acessar a rota por intermédio do Street View, dentre outras funções.

Leia Também