Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

INTERNET

Google, Facebook e Yahoo! devem adotar IPv6 em junho

13 JAN 2011Por TERRA18h:35

Um grande teste da internet está marcado para o dia 8 de junho, quando sites como Google, Facebook e Yahoo! converterão, juntos, seus servidores para o sistema IPv6. O teste deve durar 24 horas e servirá para avaliar ocasionais problemas na mudança para o novo protocolo da internet, cuja adoção é considerava inevitável mas tem sido adiada longamente por vários anos.

Segundo o engenheiro de rede Lorenzo Colitti, funcionário do Google, a grande maioria dos internautas não deve perceber os testes e continuar usando o site normalmente. A expectativa da empresa é que somente 1 em cada 2 mil internautas enfrente algum tipo de problema, geralmente relacionado a roteadores domésticos mal configurados.

Com a mudança coordenada de grandes sites durante 24 horas, as empresas participantes esperam entender melhor os efeitos da inevitável transição. A mudança não vai ser radical ¿ os endereços IPv4 continuarão funcionando enquanto os endereços IPv6 começam a funcionar em um processo chamado "dual stacking".

O protocolo IPv6 é uma atualização do atual protocolo IP, o IPv4, cujos endereços estão se esgotando, o que poderia limitar, ou mesmo impedir, a expansão da internet.

O novo protocolo permitirá a criação de muito mais endereços IPs e garantirá mais segurança contra hackers e falhas. Todavia é incompatível com o protocolo anterior e portanto pouco adotado: apenas 0,2% dos internautas o usam.
 

Leia Também