Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

navegador

Google ensina Chrome a alertar sobre download de possíveis malwares

7 ABR 2011Por idgnow02h:18

A Google começou a aplicar uma pequena mas interessante atualização para o Chrome, projetada para dificultar o download de malware.

A defesa atual contra sites suspeitos – e que é compartilhada com o Mozilla Firefox – é a API Safe Browsing, que verifica se uma URL consta de uma lista negra de sites reconhecidamente maus. Ela aconselha o usuário a não visitar um site específico, mas não oferece proteção contra downloads que podem ser disparados por tais sites.

O novo update alerta o usuário sobre downloads de arquivos associados a um site da lista negra. O recurso tem estado disponível para assinantes do canal de versão de desenvolvimento do Chrome por algum tempo, mas agora a empresa quer levá-lo a todos os usuários.

Ao encontrar um download ruim, o usuário verá a mensagem “Este arquivo parece ser malicioso. Você tem certeza de que quer continuar?”, seguido de uma opção para descartar ou salvar o arquivo. O Chrome não tem como verificar o conteúdo do arquivo simplesmente por ser associado a um site reconhecidamente malicioso.

Embora o recurso seja valioso, ele ressalta um paradoxo cada vez mais presente. Ao mesmo tempo que os navegadores se tornam mais seguros, o Google e outras ferramentas de busca são criticados por levar os usuários a links manipulados ou falsos, que por sua vez precisam ser barrados com tecnologias incorporadas ao navegador.

Leia Também