Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ASSOMASUL:

Gestão compartilhada é o ponto de partida

22 FEV 14 - 00h:00DA REDAÇÃO

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Douglas Figueiredo (PSDB), disse ontem (21) que a gestão compartilhada por meio de consórcios públicos é o ponto de partida para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Em discurso no plenário da entidade, durante a solenidade de entrega do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Douglas previu que quem tentar andar sozinho hoje vai ficar para trás.

“É uma forma de se discutir as ações regionais perto das pessoas, da sociedade organizada, e quem não der bola, com certeza, vai ficar pra trás”, advertiu o dirigente, que também é prefeito da cidade de Anastácio e secretário-geral do Cidema.

Douglas considerou o ato como um momento histórico pela importância que representa a elaboração dos planos de resíduos sólidos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, que segundo ele, não dispõem de recursos suficientes para arcas com as despesas e cumprir a lei 12.305/2010, a qual fixa prazo até agosto para que todos os municípios atendam as exigências.

O presidente da Assomasul afirmou que a atitude do Cidema pode servir de exemplo para outros consórcios e para os municípios que ainda não elaboraram seus planos, alertando que a lei prevê inclusive a suspensão de recursos públicos para o setor, entre outras penalidades, para quem não cumprir o prazo.

A lei diz que o Plano apresente o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos; identifique as áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada; identifique as possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ECONOMIA

Pan, BMG e Bradesco lideram ranking de reclamações contra bancos do BC

ECONOMIA

Superintendência do Cade decide arquivar inquérito contra bandeiras de cartões

BRASIL

Quadrilha desviava cartões de crédito remetidos pelos Correios

Estado restaura as MS-164 e MS-384, vias de escoamento e integração da fronteira
TRANSPORTES

Estado restaura as MS-164 e MS-384, vias de escoamento e integração da fronteira

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião