Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Gatos: conheça as vacinas mais importantes para a saúde dos felinos

30 DEZ 13 - 21h:00terra

Caçadores natos e extremamente independentes, os felinos estão entre os animais mais por meio da sua interação com ambientes estranhos, é no encontro com outros animais doentes que a situação se torna realmente perigosa; já que arranhões, mordidas e até mesmo o simples contato direto com outro gato contaminado são garantia de problemas para o seu pet.

Tendo em vista que impedir as explorações destes pets é uma tarefa bastante difícil (e, mesmo quando castrados, os bichanos ainda podem ser muito atraídos pelas ruas), a vacinação ainda se apresenta como a melhor e mais eficiente forma de mantê-los protegidos e longe de complicações mais sérias – pois, durante os seus passeios, o contato do pet com gatos de rua é muito provével.

Assim como no caso dos cachorros, há uma série de outras doenças que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde dos gatos, e que podem ser evitadas por meio da vacina polivalente, que imuniza os bichanos de problemas como a Rinotraqueíte, a Calicivirose e a Panleucopenia.

Disponível nas versões Tríplice (V3) e Quádrupla (V4), a vacina polivalente é diferenciada pelo número de antígenos que contém, sendo que a V4, além de proteger o felino contra as doenças citadas anteriormente, também os imuniza da Clamidiose – que desencadeia, ao mesmo tempo, sintomas parecidos com os da rinite e da conjuntivite nos gatos.

A combinação desta vacina (V3 ou V4) com a vacina antirrábica é a mais usada para manter os gatos longe das principais complicações que os acometem, garantindo, até mesmo a sua proteção contra a Raiva – doença praticamente irradicada nos dias de hoje.

No calendário abaixo, você fica sabendo como esse conjunto de medicações deve administrado – sendo que a primeira dose deve ser dada ao animal a partir dos dois meses de vida, respeitando intervalos de um mês para a aplicação das demais.

- Aos 2 meses de vida: 1ª dose da vacina polivalente (V3 ou V4)
- Aos 3 meses de vida: 2ª dose da vacina polivalente
- Aos 4 meses de vida: 3ª e última dose da vacina polivalente + vacina antirrábica

É importante lembrar que, para que seu bichano se mantenha protegido, as vacinas devem ser renovadas todos os anos.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ECONOMIA

Intenção de consumo das famílias cresce pelo terceiro mês

BRASIL

Governo libera orçamento de universidades federais

BRASIL

Bolsonaro sanciona lei com crédito suplementar para ministérios

Após participar do "Show dos Famosos", Helga Nemeczyk estreia no "Popstar"
PROGRAMA MUSICAL

Após participar do "Show dos Famosos", Helga Nemeczyk estreia no "Popstar"

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião