segunda, 16 de julho de 2018

CRIANÇAS

Garantir uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento das crianças

11 OUT 2010Por DA REDAÇÃO16h:30

Com a proximidade do Dia das Crianças, nada melhor do que lembrar os pais sobre a importância de uma alimentação correta para o crescimento saudável dos pequenos. Para a criança crescer com saúde e protegida de diversas doenças é essencial que a mãe siga à risca a recomendação do Ministério da Saúde de alimentar o bebê apenas com leite materno até os seis meses de vida. Depois disso, frutas e papinhas já podem ser inseridas na alimentação. A coordenadora da Saúde da Criança, Elsa Giugliani, explica que é importante já nessa fase priorizar alimentos saudáveis.

"É nesse período, que se criam os hábitos alimentares que esse indivíduo pode levar para o resto da vida dele, então, ter cuidados, escolher bem os alimentos, procurar usar alimentos, não industrializados, preparar, obviamente, com bastante higiene, pra evitar infecções, não colocar muito sal."

A coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, reforça que a alimentação ideal tem que conter alimentos saudáveis, como frutas, duas vezes ao dia, feijão, arroz e legumes amassados nas refeições, ficando proibidas as comidas industrializadas.

"O conselho básico para essa alimentação saudável é que realmente sejam evitados doces, enlatados, guloseimas, refrigerantes, frituras, café, produtos embutidos como salsicha, isso até os dois primeiros anos de vida."

Ana Beatriz Vasconcelos, explica, ainda, que é fundamental desenvolver nas crianças o hábito de experimentar novos sabores. As refeições diárias têm que conter uma oferta variada de alimentos. A formação desse hábito, nos primeiros anos de vida, ajuda a garantir que elas cresçam saudáveis e bem nutridas.

FONTE: AGÊNCIA DO RÁDIO

Leia Também