Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Galaxy S5 ganha proteção à prova d’água e leitor de digitais

25 FEV 14 - 07h:00veja

A Samsung mostrou pela primeira vez nesta segunda-feira a nova versão do smartphone mais avançado da linha, o Galaxy S5. O produto foi apresentado durante o Mobile World Congress, maior evento de mobilidade do mundo realizado nesta semana em Barcelona, na Espanha. O novo aparelho ganhou melhorias pontuais, com poucos avanços ao S4 -- o que mostra que a Samsung não quer arriscar grandes mudanças em sua receita de sucesso. O produto chegará às lojas de 150 países em 11 de abril. Não foram confirmados preço e data de lançamento no Brasil.

Uma das mudanças mais significativas do produto está no design. Em vez do acabamento similar a uma capa de couro na parte traseira, o modelo tem acabamento mais moderno, que remete ao alumínio, mas ainda é feito de plástico – apesar das reclamações de muitos consumidores. Agora, o produto também é à prova d’água e de poeira, o que permite o uso do smartphone na praia ou piscina.

O Galaxy S5 passou de uma tela de 5 polegadas para 5,1 polegadas e, apesar dos rumores sobre o aumento da resolução da tela, ela continua sendo Full HD (1.920 x 1.080 linhas). Mesmo assim, o Galaxy S5 ainda se mantém à frente neste quesito do iPhone 5S, que apresenta resolução HD. A tela ganhou novo controle de brilho, o que torna possível ver as imagens com nitidez mesmo sob a luz do Sol, além de reduzir o brilho para ler no escuro.

A câmera traseira do smartphone passou a fotografar com resolução de dezesseis megapixels (antes eram treze megapixels). Segundo a Samsung, ela também ficou mais rápida e agora ajusta o foco e fotografa uma cena em apenas 0,3 segundo. A interface do aplicativo de câmera também recebeu novos recursos, entre eles o desfoque de fundo. A câmera frontal continua com 2 megapixels.

O Galaxy S5 ganhou um processador mais poderoso, de 2,4 GHz com quatro núcleos, quase um terço superior ao da versão anterior. Ele será vendido em opções com memória de 16 GB e 32 GB, expansível por meio de cartão de memória microSD de até 64 GB. Para incentivar o uso do produto em atividades físicas, a Samsung incluiu, entre os dez sensores que equipam o produto, um monitor cardíaco. Ele fica na parte traseira, próximo à câmera e, ao encostar o dedo por alguns segundos, é possível verificar os batimentos cardíacos.

Para não ficar para trás em relação à concorrência, o produto também ganhou leitor de digitais. Assim como no iPhone 5S, ele fica localizado sobre o botão “Home” do produto. O sensor permite substituir a senha para desbloquear a tela e servirá para fazer pagamentos com o celular. Durante o evento, a Samsung anunciou uma parceria com a PayPal, que permitirá aos usuários autorizar compras por meio da internet com o uso de biometria no lugar da senha.

Outras pequenas melhorias que o Galaxy S5 recebeu incluem bateria com duração de até doze horas de exibição de vídeo. O produto tem um modo de economia de bateria avançado, que permite ampliar o uso do smartphone ao longo do dia. Além disso, de acordo com a Samsung, a novidade possui uma nova tecnologia, que utiliza redes Wi-Fi e 4G/LTE ao mesmo tempo, o que aumenta a velocidade da conexão.

Relógios inteligentes 

A Samsung aproveitou o evento para mostrar dois novos modelos da segunda geração do seu relógio inteligente. Em vez de Galaxy Gear, os modelos passaram a se chamar Gear 2 e Gear 2 Neo, por conta de uma mudança importante: a fabricante substituiu o Android, do Google, pelo sistema operacional de código-aberto Tizen, desenvolvido pela Samsung em parceria com a Intel. Esse sistema passará a equipar todos os dispositivos para vestir desenvolvidos pela Samsung a partir de agora.

Os dois modelos são praticamente iguais e utilizam uma tela de 1,63 polegada e processador de 1 GHz com dois núcleos. O Gear 2 possui uma câmera de 2 megapixels, enquanto o Gear 2 Neo não tem câmera. Os produtos possuem memória interna de 4 GB e player de MP3, o que permite utilizar um fone de ouvido Bluetooth para ouvir música. A nova versão dos relógios também inclui um monitor cardíaco integrado, para mostrar ao usuário o seu desempenho em atividades físicas.

A Samsung também apresentou sua primeira pulseira inteligente, a Gear Fit. Com design mais moderno que os relógios inteligentes da marca, ela inclui uma tela levemente curva de 1,84 polegadas, que acompanha o formato do pulso. Ela também funciona como relógio e recebe notificações de mensagens de texto (SMS), e-mails e outros aplicativos recebidos no smartphone. Ela também possui sensores como acelerômetro, giroscópio e monitor cardíaco. Os produtos chegam ao mercado também em abril.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Com temperaturas perto de 40ºC, umidade do ar despenca em MS
ALTAS TEMPERATURAS

Marcando quase 40ºC, umidade despenca em MS

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'
NOVELA

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio
PONTA PORÃ

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio

Preço da gasolina volta a subir <br>após duas semanas em queda
APONTA ANP

Preço da gasolina volta a subir
após duas semanas em queda

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião