Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Funtrab tem novo sistema operacional para trabalhador e empregador

14 DEZ 2010Por DA ASSESSORIA17h:22

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) implantou um Sistema com novo redesenho das aplicações que propicia modernização tecnológica e, por ser concebidos em arquitetura web, possibilita que sejam operados pela internet e intranet, com a expansão em localidades sem circuitos de dados.

O novo Sistema implantado integra o cadastro único do trabalhador com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), proporciona a redução do tempo de habilitação ao benefício Seguro-Desemprego e o aprimoramento das rotinas de cruzamento de informações na habilitação de requerentes.

Seguro-Desemprego

É prevista a utilização da internet pelos empregadores, quanto ao requerimento do Seguro-Desemprego e da Comunicação de Dispensa (CD). O empregador poderá transferir as informações do trabalhador dispensado, por meio de arquivo eletrônico com layout pré-definido, coletados diretamente dos sistemas de folha de pagamento do Empregador.

Novo Portal

Neste Portal, os trabalhadores e empregadores podem ter acesso às ações de Intermediação de Emprego, Qualificação Profissional e Seguro-Desemprego. Admite-se, portanto, a integração das ações por meio das unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego e à longo prazo, vai permitir o acesso do empregador e do trabalhador por meio de mensagens eletrônicas e encaminhamento de mensagens sms.

Por se tratar de um sistema mais completo que o atual, recebeu o nome de Portal Mais Emprego, no endereço http://maisemprego.mte.gov.br , elaborado para garantir agilidade e interatividade entre os diversos Programas do MTE ofertados aos cidadãos.

Na intermediação de mão de obra, registra como grande avanço a centralização da base de dados com o cadastro único do trabalhador, que possibilita a participação de trabalhadores de diversas regiões no processo de intermediação do encaminhamento às vagas de emprego. O processo seletivo efetuado pelo próprio Ciat, realiza o encaminhamento do trabalhador à empresa ofertante da vaga.

Essas funções estão disponíveis pela internet e o trabalhador deve dirigir-se aos Ciat’s para validar o encaminhamento feito pela internet.

O sistema foi implantado na Paraíba (piloto), nas cidades de Uberaba/MG, Belo Horizonte/MG, Cuiabá/MT, e em implantação no Rio Grande do Sul, Campo Grande e Roraima.

Em MS, o processo de mudança passa por adaptações. Para que os registros antigos sejam adequados à nova realidade, é necessário que sejam feitos os cadastros pela internet, seja pelo trabalhador ou pelo empregador. A Funtrab situa-se à Rua 14 de Julho, 992 e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Leia Também