Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA

Fundador do WhatsApp promete que dados continuarão privados

18 MAR 14 - 00h:00TERRA

Ontem, o criador do WhatsApp Jan Koum escreveu no blog oficial da empresa que nenhum dado pessoal foi coletado e guardado pelo aplicativo e que não há planos para isso mudar. Depois do anúncio da compra do app de mensagens instantâneas pelo Facebook, houve rumores de que a privacidade das conversas na ferramenta estaria comprometida e que a rede social também iria ter acesso aos dados pessoais dos usuários.

“Infelizmente, houve muitas informações incorretas e descuidadas circulando sobre o que nossa futura parceiria iria significar para a privacidades e os dados dos usuários”, disse Koum. “Você não precisa nos dar seu nome e não perguntamos seu endereço de e-mail. Não sabemos a data do seu aniversário. Não sabemos o endereço da sua casa. Não sabemos onde você trabalha. Não sabemos do que você gosta, o que você busca na internet ou coleta na localização do seu GPS. Nenhum desses dados foi coletado e armazenado pelo WhatsApp e realmente não temos planos para mudar isso”, reforçou.

O executivo também contou sobre ter nascido na Ucrânia e ter crescido na União Soviética nos anos 80. “Uma das memórias mais fortes que eu tenho daquela época é uma frase que eu ouvia frequentemente quando minha mãe estava no telefone: ‘esta não é uma conversa de telefone; te falo pessoalmente’”. Segundo ele, as pessoas não poderiam falar livremente pelo medo de serem monitoradas pela KGB, a organização de serviços secretos da União Soviética, e este foi um dosmotivos pelo qual ele e sua família se mudaram para os Estados Unidos.

Koum reforçou que se o WhatsApp tivesse que ter mudado seus valores, não teria feito a parceria com o Facebook. Ele afirmou que a empresa vai continuar a operar independentemente e com autonomia.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CADASTRO DE CONDENADOS

Governo amplia banco nacional de perfis genéticos

Medida facilita a elucidação de crimes violentos
SURTO

Brasil tem 570 novos casos de sarampo

DIZ MINISTRA

Déficit da Previdência dos estados só melhora em 2060

Fernandinho Beira-Mar é transferido para presídio de Campo Grande
NARCOTRAFICANTE

Beira-Mar é transferido para Campo Grande

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião