Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Fumar 100 cigarros aumenta 30% chance de câncer de mama

Fumar 100 cigarros aumenta 30% chance de câncer de mama
12/02/2014 00:00 - Terra


Se você fuma de vez em quando e acha que não é o suficiente para causar malefícios à saúde, está enganada. De acordo com um levantamento do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, mulheres que acendem apenas 100 cigarros durante a vida apresentam 30% mais chances de desenvolver câncer de mama. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas analisaram dados de mulheres jovens entre 2004 e 2010. Entre elas, 778 foram diagnosticadas com o câncer de mama do tipo receptor de estrogênio positivo (o mais comum), 182 tinham o tipo triplo-negativo (menos comum e mais agressivo) e 938 não apresentavam a doença.

As fumantes atuais ou recentes, que haviam fumado por pelo menos 15 anos, tinham cerca de 50% mais chances de desenvolver o câncer do tipo receptor de estrogênio positivo em comparação com as que fumaram por menos anos. E as que relataram fumar ao menos um maço por dia por 10 anos eram 60% mais propensas a ter esse tipo de câncer em comparação com quem fumava menos. Quando os pesquisadores analisaram cada tipo de câncer de mama separadamente, não havia nenhuma ligação entre tabagismo e o tipo triplo-negativo.

Acredita-se que algumas das substâncias encontradas no cigarro atuem como o hormônio estrogênio, que promove o crescimento do câncer.

Felpuda


As pré-candidaturas bizarras estão se espalhando nas redes sociais, nos perfis de quem acredita que esse tipo de “campanha eleitoral” poderá resultar em votos e até levar à conquista de uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande. Se antes isso era visto apenas no horário eleitoral na TV, agora está se espalhado como erva daninha nas redes. Como diria vovó: “Esse povo ainda se acha!” Afe!