sábado, 21 de julho de 2018

EUROPA

Frio e neve afetam transportes no Reino Unido e na França

18 DEZ 2010Por Com informações da Efe e da France Presse09h:41

Os aeroportos britãnicos de Heathrow e de Gatwick foram paralisados, motoristas franceses tiveram que abandonar carros em rodovias e viagens de trens do Eurostar foram canceladas neste sábado (18), em função dos fortes ventos, das baixas temperaturas e da neve que atingem a Grã-Bretanha e a França.

"Perturbação graves são esperadas hoje em todos os aeroportos de Londres", disse um porta-voz da British Airways. "Como consequência, todos os voos com partida de Heathrow serão cancelados entre as 10am e as 5pm no horário do Reino Unido. Por favor, não vá ao aeroporto se você viajaria neste horário", pediu o representante da empresa.
Tráfego é parado em rua coberta de neve em Fougères, noroeste da FrançaTráfego é parado em rua coberta de neve em Fougères, noroeste da França (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

Transtornos e cancelamentos também ocorrem em alguns aeroportos franceses. A companhia de baixo custo Easyjet cancelou todos os voos de chegada e partida do aeroporto de Gatwick, em Londres, pelo menos até às 10h local - 8h de Brasília. Esperam-se atrasos ao longo do dia. As autoridades aconselham todos os passageiros a verificar o status de voo antes de ir para o aeroporto.

Tempestades de neve durante a noite e a queda de temperatura causaram situações caóticas nas estradas e ferrovias, no que se esperava ser o mais movimentado fim de semana para os viajantes e comerciantes antes do Natal.

Centenas de motoristas passaram boa parte da noite dentro de seus veículos na rodovia M6 na região da grande Manchester como consequência do acidente de um caminhão, que interditou as pistas. A polícia recomendou aos cidadãos que não viajem para lugar algum, a menos que seja absolutamente necessário.

O serviço meteorológico prevê fortes nevascas no norte da Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e partes da Inglaterra.
Pedestre caminha perto de boneco de neve em Fougères na FrançaPedestre caminha perto de boneco de neve em Fougères na França (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

Itália
A neve também provocou engarrafamentos gigantescos na Itália neste sábado (18), em particular na Toscana, centro do país, assim como dificuldades no tráfeco ferroviário e nos aeroportos.

Na região de Florença, a proteção civil retirava carros e caminhões da neve. As autoridades locais afirmaram que a população foi amplamente informada sobre as nevascas e os riscos, mas que muitos motoristas seguiram para as estradas incorretamente equipados.

Na estação Santa Maria Novella, um importante centro ferroviário pelo qual passam trens que ligam Milão a Roma, quase 5.000 passageiros foram obrigados a passar a noite no local à espera de um tempo melhor.

Os trens começaram a circular novamente pela manhã, mas com atrasos.

Leia Também