Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NACIONAL

Frente da Reforma Política será reinstalada hoje

Frente da Reforma Política será reinstalada hoje
23/03/2011 07:53 - agência Câmara


A Frente Parlamentar Mista Reforma Política com Participação Popular será reinstalada hoje. A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora provisória da frente, explica que uma das ações do grupo será mobilizar a sociedade para pressionar pela aprovação de uma reforma política que não seja um “simples remendo” e não trate apenas do sistema eleitoral.

“A reforma política não diz respeito somente aos parlamentares, por isso, o propósito dessa frente é fazer uma ponte com a sociedade para a discussão do tema. Ela é um espaço amplo, plural, aberto para propostas, e que vai trazer o pensamento da sociedade a respeito dessa questão”, explica a deputada.

Os integrantes da frente parlamentar vão defender a inclusão de temas como democracia direta, controle social e revisão de mandatos de pessoas "que tenham traído a vontade popular". Em relação ao sistema de votação, a frente é favorável a uma lista preordenada de candidatos com alternância entre homens e mulheres, ao financiamento público de campanha e ao fim das coligações.

A ideia, segundo o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que também é coordenador provisório do grupo, é colaborar com o trabalho das comissões criadas pela Câmara e pelo Senado para tratar do tema.

A reinstalação da frente está marcada para as 14 horas no auditório Freitas Nobre. Em seguida serão eleitos os coordenadores definitivos do grupo.

Felpuda


As conversas vêm acontecendo muito, mas muito reservadamente mesmo, e dão conta de que suplente poderá receber convocação, assumir a titularidade do cargo e por lá ficar por tempo indeterminado. Como é óbvio, tem gente jurando que nunca ouviu nem sequer falar sobre o assunto. O motivo não seria nada ligado a possíveis atos de irregularidades, mas sim por problemas de ordem pessoal.