Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

Freio automático de emergência será item obrigatório na Europa

4 AGO 2012Por motordream04h:00
A Comissão Europeia para o mercado automobilístico determinou a obrigatoriedade do freio automático de emergência - AEB - como item de série em todos os veículos produzidos no continente a partir de 2014. A decisão foi tomada após estudo, que revelou dados da mortalidade em acidentes rodoviários na região. De acordo com o levantamento, as colisões nas estradas da Europa matam oito mil pessoas por ano. O estudo mostrou que apenas 21% dos veículos fabricados no velho continente são equipados de série com o sistema.
 
Segundo o relatório, a maioria dos acidentes fatais são causados por distrações durante a condução. Para a comissão, designada pela União Europeia, as mortes poderiam ser evitadas - ou ter os números reduzidos - caso os veículos fossem equipados com o sistema. Além de diminuir consideravelmente a quantidade de acidentes graves na estrada, a Comissão Europeia acredita que as ocorrências nos grandes centros urbanos também se tornarão fato raro.
 
O sistema funciona com a ajuda de radares - de longo ou médio alcance - e câmeras de vídeo, que monitoram o tráfego à frente. A combinação de dados fornece um panorama completo e preciso, em tempo real. O mecanismo opera com ou sem a intervenção do condutor e, ao detectar um obstáculo à frente, aplica pressão máxima nos freios reduzindo o impacto.
 
Algumas fabricantes do continente já disponibilizam o equipamento, mas como item opcional. Apesar de a obrigatoriedade entrar em vigor a partir de 2014, alguns meses antes, em novembro de 2013, a medida já estará em vigor para os comerciais leves.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também