Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

TEMPORADA 2011

Franchitti vence etapa de abertura da Fórmula Indy

27 MAR 2011Por ESTADÃO16h:11

A Fórmula Indy, assim como a Fórmula 1 com o alemão Sebastian Vettel, começou a temporada de 2011 como terminou a anterior. Atual bicampeão da categoria, o escocês Dario Franchitti, da equipe Chip Ganassi, venceu neste domingo a etapa de São Petersburgo, circuito de rua no estado da Flórida (Estados Unidos), aproveitando confusões e acidentes nas 15 voltas iniciais para chegar à ponta e não sair mais de lá.

Em segundo lugar ficou o então favorito Will Power, piloto australiano da Penske. Logo atrás dele, o grande resultado do dia: o brasileiro Tony Kanaan, estreando na equipe KV-Lotus, que chegou ao terceiro lugar no começo da prova e protagonizou um grande duelo nas últimas cinco voltas para se defender do ataque da suíça Simona de Silvestro (HVM), outra que surpreendeu.

Os outros pilotos brasileiros, por outro lado, ficaram em posições intermediárias. Vitor Meira, que fez aniversário neste domingo (34 anos), chegou em oitavo lugar com seu A.J. Foyt. Já Raphael Matos, estreando na equipe AFS (pela qual correrá apenas nos circuitos mistos e nas 500 milhas de Indianápolis) foi o sétimo colocado. E Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold) ficou em 14.º lugar, depois de também não evitar acidentes e disputar posições em vários momentos com a norte-americana Danica Patrick (Andretti), que chegou em 11º.

Quem não teve um fim de semana fácil foi Hélio Castroneves. O brasileiro da Penske chegou em 20º e último lugar na prova deste domingo, depois de sofrer um acidente na largada. Este, por sinal, foi o momento mais apreensivo do dia: o norte-americano Marco Andretti (Andretti) atrasou a freada, atingiu o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi) e capotou. Helinho foi atingido e levado para arrumar o carro na garagem, ficando fora por 15 voltas, quando teve trocar toda a suspensão dianteira, enquanto o piloto da Nova Zelândia precisou trocar muitas partes da carenagem e usar muita fita adesiva. 

Susto

O francês Sebastien Bourdais não disputou a prova por bater no treino preparatório da manhã deste domingo - a equipe Dale Coyne não conseguiu arrumar o carro a tempo da largada. A batida foi forte, mas nada grave lhe aconteceu. Outro problema aconteceu antes da largada, quando um avião que fazia acrobacias errou o pouso e foi parar no mar, de ponta de cabeça. À princípio, o piloto - não identificado - nada sofreu.

 A próxima etapa da Fórmula Indy é a do Alabama, também nos Estados Unidos, a ser disputada no dia 10 de abril no Barber Motorsport Park, circuito misto e particular onde as equipes fizeram a pré-temporada.



Leia Também