Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

estímulos

Francês cria nova forma de assistir as transmissões 3D

17 JAN 2011Por Terra15h:51

O artista francês François Vogel odeia tanto usar óculos 3D que está desenvolvendo uma tecnologia para substituí-los. Com estímulos nas pálpebras, ele sincroniza o piscar de olhos com as imagens produzidas pela tecnologia 3D, criando as imagens tridimensionais sem a necessidade de óculos especiais.

Os óculos 3D de televisores modernos (os eletrônicos) funcionam pelo bloqueio das imagens para os olhos, em uma frequência de acordo com a transmissão do filme, ao contrário de outras tecnologias mais antigas, como a polarização da luz ou mesmo os filtros de cores (os famosos óculos com uma lente azul e outra vermelha).

O que este sistema faz é simular a tecnologia das TVs, bloqueando as imagens com o piscar dos olhos. Os olhos direito e esquerdo veem imagens diferentes, já que quando um está aberto o outro está fechado, como pode ser visto no vídeo demonstrativo do dispositivo (goo.gl/8JNAX). O cérebro faz o resto do trabalho.

O que se sabe por enquanto é que o sistema só funciona em televisores com taxas de atualização de 120 Hz e Vogel pretende apresentar sua tecnologia na CES 2012. É por essa falta de informações que muitos questionam a veracidade do gadget, chamando o vídeo de um grande "hoax", assim como destaca o site Dvice.

Verdade ou não, é difícil pensar que ficar piscando como louco seja melhor ou não cause os desconfortos que os óculos provocam.

Leia Também