Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

resfriar reator

Fracasso de helicópteros faz Japão recorrer a canhões de água

16 MAR 2011Por r714h:39

As autoridades japonesas vão recorrer a caminhões-pipa equipados com jatos de água para tentar resfriar o reator número 4 da usina nuclear de Fukushima, informou nesta quarta-feira (16) a TV pública NHK.

Esse novo recurso será colocado em prática depois do fracasso na tentativa de jogar água no reator com um helicóptero militar, opção temporariamente descartada devido ao alto nível de radioatividade no local.

Um equipamento especial da polícia municipal de Tóquio será enviado nesta quarta-feira ao local para organizar a ação inédita. A usina de Fukushima foi severamente afetada pelo terremoto de 9 graus na escala Richter e pelo tsunami da última sexta-feira (11).

O reator número 4 da central nuclear Fukushima, que o operador da central tenta esfriar desesperadamente, sofreu um incêndio nesta terça-feira.

Os altos níveis de radiação chegaram a forçar a retirada dos trabalhadores que tentam evitar o derretimento dos núcleos dos reatores na tarde desta quarta-feira (madrugada no Brasil). O grupo retornou ao local mais tarde, quando a usina foi considerada segura novamente.

Leia Também