Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

Serra da Bodoquena

Fórum discute regularização fundiária

1 MAI 2011Por Mercosul News16h:30

Reserva natural é uma das mais belas e extensas do país, mas tem problemas fundiários
Os sindicatos rurais de Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Miranda e Bodoquena realizam no próximo dia 6 de maio, em Bonito, o Fórum Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O evento tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e contará com as presenças do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A organização espera reunir cerca de 300 produtores rurais para debater assuntos que envolvem a regularização fundiária do Parque.

Além da regularização fundiária, os temas que estarão em pauta são: áreas adquiridas, plano de manejo, fiscalização, ação de caducidade, proteção ao direito de propriedade e compensação de reserva legal. A mediadora dos debates será a ex-procuradora geral do Ibama, Andrea Vulcares.

Criado em setembro de 2000, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é a única unidade de conservação de proteção integral federal implantada em Mato Grosso do Sul. O Parque foi criado com o objetivo de proteger a maior área contínua de “mata atlântica” no Estado.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque abrange áreas dos municípios de Bonito, Bodoquena, Miranda e Porto Murtinho. De acordo com a assessora técnica da Famasul, Janaína Pickler, o parque possui 76.481 hectares, sendo que 10% dessa área já foi adquirida pela União e o restante é ocupada por particulares.

No momento, o parque não está aberto a visitações. A abertura só ocorrerá depois que forem definidos os principais aspectos de funcionamento do parque, que deverão constar em um plano de manejo da área. O parque engloba a cabeceira de rios regionalmente valiosos, como o Salobra, Perdido, Formoso e da Prata.

O Fórum Parque Nacional da Serra da Bodoquena acontecerá no Centro de Convenções de Bonito/MS, das 19h até 22h. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Leia Também