MUNDO

Forte terremoto atinge a Costa Rica

Forte terremoto atinge a Costa Rica
05/09/2012 14:46 - g1


Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu a Costa Rica nesta quarta-feira (5), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um alerta de tsunami para a região, que acabou sendo cancelado pouco mais de duas horas depois. Não houve vítimas ou danos graves, segundo as autoridades. 

O tremor ocorreu às 8h42 locais (11h42 de Brasília), na península de Nicoya, a três quilômetros de Samara, na província turística de Guanacaste, na costa pacífica do pequeno país da América Central. O abalo foi a uma profundidade de 40 quilômetros, a 150 quilômetros da capital, San José. Inicialmente, o USGS havia indicado que o tremor deve magnitude 7,9, mas depois o valor foi revisto para baixo.

Alerta

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, emitiu um alerta válido para a região do Caribe, mas depois o reduziu de "alto" para "moderado", limitando-o à costa do Pacífico, valendo para Costa Rica, Panamá e Nicarágua. Finalmente, o alerta foi cancelado.
A Marinha do Chile também chegou a emitir um alerta de tsunami para a costa do país, mas ele foi retirado cerca de uma hora depois.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".