Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PLANTAÇÃO

Formigas cortadeiras destroem até 3 toneladas de hectares/ano

2 ABR 11 - 04h:30da redação

Sozinha, a formiga pode parecer um bichinho inofensivo, mas um formigueiro pode destruir em algumas horas um trabalho de meses na lavoura. De acordo com o educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Elcio Wagner Prisão, as formigas cortadeiras são capazes de destruir até cerca de três toneladas/hectare/ano da produção de um canavial. As perdas acarretam prejuízos ao bolso do produtor o que torna necessário o controle eficaz da praga. Com esse objetivo, o Senar/MS oferece gratuitamente o curso de “Controle de formigas cortadeiras”, que acontece na próxima semana, de 8 a 9 de abril, em Corumbá.

O primeiro passo para combater uma praga é obter conhecimento sobre ela. No curso, os produtores rurais irão aprender como identificar as formigas cortadeiras, sua biologia, alimentação, além dos hábitos e comportamentos desses insetos. O mais importante para quem precisa defender a plantação das formigas é compreender quais os melhores métodos de controle que serão colocados em prática. “Ao final do curso, os alunos saberão realizar o combate corretamente, evitando, por exemplo, o desperdício de defensivos”, ressaltou Elcio Wagner.

As formigas cortadeiras ocorrem durante todo o ano, atacam florestas, áreas de cultivos e pastagens, trazendo grandes prejuízos. Elas representam a principal e a mais antiga praga para o setor agrícola e florestal do País. Segundo Elcio Prissão, as formigas cortadeiras chegam a destruir em torno de cinco mil folhas de pastagem por hectare/ano. “E isso é o prejuízo causado por apenas um formigueiro”, enfatizou.

Com duração de 16 horas, o curso abrange conteúdos de medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho; importância do controle de formigas cortadeiras; gêneros e espécies das formigas cortadeiras; biologia das formigas cortadeiras; localização e dimensionamento do formigueiro; métodos de prevenção e controle; uso correto e seguro de produtos fitossanitários utilizados no controle de formigas cortadeiras e método de controle com isca.

Programação

O curso de “Controle de formigas cortadeiras” será realizado também no município de Alcinópolis, nos dias 5 e 6 de abril. Na próxima semana acontece também em Corumbá o curso “Como produzir leite com qualidade”, nos dias 7 e 8. Todos os cursos são realizados gratuitamente em parceria com os Sindicatos Rurais municipais. Para se inscrever o interessado deverá ter mais de 18 anos e ser trabalhador na atividade rural.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Deputados querem impedir exageros <br>do Ministério Público Estadual
POLÍTICA

Deputados querem impedir exageros
do Ministério Público Estadual

Bolsonaro participa de assinaturas de contratos do setor elétrico
PRESIDENTE

Bolsonaro participa de assinaturas de contratos do setor elétrico

Gente trabalhando
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Gente trabalhando

ACERTO

Usuário é baleado na perna por dupla de moto perto do Ceasa

Caso pode estar ligado com dívidas do tráfico de drogas

Mais Lidas