Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Formação geológica rara ficou famosa por ter 'pedras musicais' com incríveis sons metálicos

28 FEV 14 - 18h:40Techmestre

Com extensão de, aproximadamente, oito hectares, as pedras produzem um barulho metálico característico de quando algo é atingido com um martelo. Os nativos americanos têm conhecimento sobre essas rochas há séculos e passaram seus conhecimentos para os primeiros colonos brancos em meados de 1700.

O som produzido pelas pedras é tão inesperado que nem parecem ser feitas de minerais rochosos. Elas realmente soam como ocas e metálicas. O estranho fenômeno tem confundido os cientistas e geólogos durante anos. Vários experimentos foram realizados nas rochas sonoras, mas a razão exata para o som incomum ainda é desconhecida.

Richard Faas, um geólogo da Pensilvânia, nos EUA, testou algumas das rochas em seu laboratório em 1965. Ele descobriu que, quando atingida, cada pedra individual produz tons de baixa frequência que não são audíveis ao ouvido humano. Agora, os tons de várias rochas interagindo umas com as outras acaba se tornando o som que as pessoas conseguem a ouvir.

Faas foi capaz de determinar a natureza do som, mas ele ainda não conseguia explicar por que essas pedras são tão especiais. Elas são feitas de uma substância vulcânica chamada diabásio, que consiste em ferro e outros minerais pesados como todas as outras pedras. Entretanto, algo sobre a sua composição a torna diferente. Alguns cientistas acreditam que um movimento intenso dentro das rochas é responsável pelo som.

Não é apenas o som que faz com que este campo de rochas seja incomum. A maioria desses campos são criados como resultado de uma avalanche de uma montanha em colapso. Porém, este campo está localizado no topo de uma colina, e não na parte inferior. Portanto, não é o resultado de um deslizamento de terra. E não há qualquer evidência apontando para possíveis geleiras também. Então, como é que as rochas chegaram lá?

Há uma outra coisa muito estranha sobre o campo: não há quase nenhuma vegetação ou plantas na área. Nem mesmo insetos. O campo de profundidade de 30 cm é mais quente do que a floresta em torno dela, e oferece quase nada em termos de comida ou abrigo. Alguns têm afirmado que bússolas não funcionam nessa área, mas não há nenhum vestígio de alta radiação próximo, campos magnéticos anormais ou atividade eletromagnética estranha jamais foram encontrados também.

O Ringing Rocks County Park atrai milhares de turistas todos os anos e, muitos deles, querem até mesmo experimentar tocar alguma música com essas rochas.

Por volta de 1890, o Dr. JJ Ott tentou criar música com as qualidades acústicas das rochas. Ele organizou um concerto no Stony Garden para o Buckwampum Historical Society, acompanhado pelo Pleasant Valley Band, um conjunto de instrumentos metálicos. Este foi talvez o primeiro concerto de “rock” na história. Em tempos mais recentes, os músicos locais têm competições regulares no parque, tentando construir músicas a partir de golpes nas pedras com várias ferramentas como outras pedras, paus, pregos e martelos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ARTIGO

Ângela Maria Costa: "A falácia da participação popular"

Integrante do Conselho Municipal de Educação
OPINIÃO

João Badari: "Concessão de aposentadoria poderá ficar mais difícil"

Advogado

Felpuda

EDUCAÇÃO

Ensino superior a distância tem mais vagas do que o presencial

É o que revela Censo da Educação Superior divulgado hoje

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião