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Fontes de combate

27 FEV 2010Por 04h:51
O ortomolecular André Martins, destaca os mais importantes antioxidantes, que são: as vitaminas A, C e E e as do complexo B, selênio, zinco, magnésio, manganês, cobre, flavonóides e licopeno. A vitamina A é encontrada em folhas escuras como espinafre, brócolis, salsa e couve, cenoura, tomate, abóbora, pimentão amarelo, fígado, ovos e frutas de coloração amarelada e alaranjada, como melão, laranja e damasco. A vitamina C nas frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, morango e acerola e em vegetais como figo, goiaba, brócolis, repolho, couve-flor e pimentão verde. A vitamina E está contida principalmente no germe de trigo, amêndoas, nozes, abacate, manteiga, óleo vegetal, kiwi, sementes, brócolis, beterraba, folhas verdes, cereais integrais, salmão, atum e sardinha. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas na levedura de cerveja, no arroz integral, na farinha de soja, nos pães integrais e cereais, nas carnes, nos vegetais de folhas verdes, nas vagens e no feijão. Nos frutos do mar, brócolis, repolho, aipo, cebola e alho, encontra-se selênio. Amora, framboesa, morango, mirtilo e amora são todos ricos em flavonóides. Para uma boa obtenção de zinco, consuma carnes vermelhas, ostras, ovos, frango, leite e derivados e frutas oleaginosas – amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do pará, nozes, pinhão, pistache e macadâmia. Encontramos magnésio na granola, aveia, farelo de trigo, arroz integral, amêndoa, amendoim, banana e leite, manganês no abacaxi, amêndoas, amendoim, aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce, chá preto e chá verde. Já o licopeno tem sua fonte no tomate, melancia, goiaba, mamão e pitanga. O cobre é encontrado no fígado, frutos do mar, ervilhas, castanhas, feijões, cogumelos, uvas, cereais integrais e pão. Se você quiser ter uma alimentação saudável, siga algumas dicas: coma um mínimo de três porções de legumes e pelo menos duas porções de frutas todos os dias, incluindo pelo menos uma fruta cítrica; beba mais chá e menos café e um único copo de vinho tinto por dia é suficiente para o benefício antioxidante, mais do que dois copos por dia caem nos efeitos antinutricionais do álcool. Tenha uma refeição vegetariana por semana, use óleo de gergelim ou de amendoim para realçar o sabor. Adicione castanha de caju ou amendoim moído, ervas frescas ou um pouco de suco de limão fresco às saladas – o saleiro não deve nem fazer parte da sua mesa, pois os outros alimentos que você ingere já contêm quantidade suficiente para o seu organismo. Para fi na l izar, não há boa alimentação, sem ingredientes naturais e integrais. Mantenha a ingestão adequada de ferro, carboidrato e cálcio. Utilize o açúcar com moderação; escolha uma dieta baixa em gorduras saturadas e colesterol; evite ao máximo consumir alimentos que contenham conservantes.
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