Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

Brasileiros

Fonte de renda na aposentadoria é incerta para 25%

31 MAI 2011Por Laís Camargo23h:00

Em levantamento nacional foi constatado que um quarto dos brasileiros não sabe qual será a sua principal fonte de renda na aposentadoria.

De acordo com a pesquisa, 25% dos entrevistados afirmaram que não sabem de onde virá sua renda depois que pararem de trabalhar. Já para 10% dos pesquisados, o dinheiro para esta época da vida será obtido por meio de economias e investimentos. O apoio financeiro dos filhos e descendentes também foi citado por 10% dos entrevistados como principal fonte de renda na aposentadoria.

Para 8% dos pesquisados, a renda será garantida pelo recebimento de aluguéis, enquanto 7% acreditam que terão condições financeiras por conta de herança.

O investimento em ações foi citado por 5% dos entrevistados, mesmo percentual que respondeu que deverá viver de salário e da venda de ativos atrelados a um negócio.

Mundo
 

Nos outros países participantes da pesquisa, o percentual de pessoas que não sabem qual será sua fonte de renda na aposentadoria também foi alto (19%).

Para 16% das pessoas, o dinheiro para esta época da vida virá da previdência social. Já 11% dos entrevistados respondeu que deverá ter uma renda proveniente de economias e investimentos, enquanto 9% esperam receber pensão individual e pessoal.

O salário de emprego pago também foi citado por 9% dos entrevistados como possível fonte de renda quando deixarem de trabalhar, ao passo que os investimentos em ações e a renda de aluguel foram citados por 6% das pessoas, cada.

Pesquisa
 

A pesquisa do HSBC foi efetuada com mais de 17 mil pessoas em 17 países. No Brasil, foram ouvidas 1.027 pessoas para o relatório O Futuro da Aposentadoria.

Com informações InfoMoney

Leia Também