Fogo toma conta de 20% do Parque Nacional do Araguaia

Fogo toma conta de 20% do Parque Nacional do Araguaia
31/08/2012 16:49 - TERRA


Um incêndio no Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, atingiu, nesta sexta-feira, 113 mil dos 555 mil hectares que compõem a unidade. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), 50 brigadistas estão no local tentando controlar o fogo, com o auxílio de dois aviões tanques e um helicóptero.

O Parque do Araguaia é um dos mais afetados pelas queimadas deste ano, caracterizado pela forte seca que atingiu várias regiões do País, principalmente do bioma Cerrado. A Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional Nascentes do Parnaíba, que abrange os Estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, são outros dois alvos de preocupação dos órgãos ambientais federais.

Quase 300 mil hectares já foram queimados em unidades de conservação federais este ano. Apesar da área atingida equivaler a 300 estádios do Maracanã em chamas, o número ainda é inferior aos que foram registrados nos anos anteriores.

Segundo dados da Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais do ICMBio, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2010, foram atingidos 340 mil hectares de unidades de conservação. Em 2011, as queimadas afetaram 115 mil hectares dessas zonas protegidas. No mesmo período deste ano, as ocorrências alcançaram 94 mil hectares.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".