Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

Hoje

Fluminense vai em busca do terceiro título nacional

5 DEZ 2010Por Gazeta Esportiva13h:17

Se conquistar o título brasileiro no confronto deste domingo diante do Guarani, o Fluminense vai comemorar o seu terceiro título nacional. O primeiro foi a Taça de Prata, em 1970, competição que serviu de transição entre o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e o Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras ainda está tentando junto à CBF o reconhecimento do título e um dos argumentos é de que Fluminense e Palmeiras, campeão e vice, representaram o Brasil na Taça Libertadores de 1971.

O Fluminense conquistou a Taça de Prata depois de se classificar para um torneio quadrangular com Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Dirigido por Paulo Amaral, ex-preparador físico da seleção brasileiras nos títulos mundiais de 1958 e 1962, o clube carioca derrotou o Palmeiras por 1 a 0, mesmo placar imposto ao Cruzeiro e empatou com o Atlético Mineiro por 1 a 1 na partida que garantiu o título.

O atacante catarinense Mickey se tornou o destaque da fase decisiva ao marcar os três gols da equipe tricolor. Ele substituiu o artilheiro Flávio que não teve condições de disputar as partidas por problemas físicos. Mickey ficou conhecido por fazer gestos de paz a cada gol marcado. O meia Samarone, um dos ídolos da torcida carioca, expulso na penúltima partida, também não participou do jogo final.

A vitória de Parreira - O primeiro título reconhecido de campeão brasileiro foi conquistado pelo Fluminense em 1984 numa equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira e que tinha nos atacantes Washington e Assis e no meia paraguaio Romerito os seus principais destaques. Depois de eliminar o Corinthians na semifinal disputada no Morumbi, o Tricolor enfrentou o Vasco em duas partidas. Na primeira, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol marcado por Romerito. No segundo e decisivo jogo, o empate sem gols garantiu a festa nas Laranjeiras.

Leia Também