Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

pele

Fique de olhos nas pintas e manchas

28 NOV 2010Por SCHEILA CANTO01h:00

Se você perceber alguma pinta ou mancha na sua pele com uma metade diferente da outra, contorno mal definido, várias cores e diâmetro maior do que 6 mm, não deixe de procurar um dermatologista o mais rápido possível. O dermatologista ressalta que até mesmo aquelas pintas de nascença quando começam a ter o seu formato ou cor alterados devem ser motivo para a consulta com o especialista. Segundo o doutor Augusto Brasil Filho, no consultório, sua pele será examinada e, se houver alguma suspeita de câncer não confirmada apenas a olho nu, uma biópsia deverá ser feita pelo médico, ou seja, um pedacinho da mancha ou sinal será retirado para análise laboratorial.

Entre as evoluções nesta área da dermatologia está a chamada dermatoscopia: é um novo tipo de exame que identifica a existência e a possibilidade de desenvolvimento de tumores em pintas, verrugas e manchas, sem a necessidade de cortar a pele ou provocar qualquer outro tipo de desconforto. Um aparelho faz a leitura da pele, ampliando-a em até 40 vezes.

Tratamento
Os carcinomas geralmente são tratados por meio de cauterização, utilizando várias técnicas que vão da crioterapia, quimioterapia tópica até a fototerapia dinâmica. A primeira consiste em congelar as lesões e áreas ao redor com nitrogênio líquido, provocando a morte do tecido. A segunda são pomadas específicas. E a terceira utiliza medicamento em creme associado a uma luz especial, com lâmpada de LED.

Porém, em casos de melanomas dificilmente há como escapar da cirurgia, por serem mais profundos, só podem ser tratados dessa forma. Eles precisam, inclusive, ser removidos com uma margem de segurança. “Retiramos entre 1 e 2 cm de pele para além das bordas da lesão e, se o câncer estiver no estágio inicial, não é preciso nem recorrer à quimioterapia ou radioterapia”, tranquiliza o dermatologista.

Os tratamentos podem até ser simples, mas o câncer não é. Portanto, o melhor e mais inteligente a fazer é mesmo prevenir, a começar pelos cuidados com o sol, confira o boxe ao lado. (SC)

Leia Também