Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ATENÇÃO, CONSUMIDOR!

Fique atento ao preencher cheque no começo do ano

Fique atento ao preencher cheque no começo do ano
30/12/2013 00:00 - FOLHAPRESS


Os consumidores devem ter cuidado ao preencher cheques no começo do ano, para não esquecerem de substituir "2013" por "2014" no campo da data, adverte a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Nos primeiros dias do novo ano, muitas pessoas se confundem ao escrever nas folhas. Prevendo esses erros, os bancos irão adotar, em janeiro, procedimentos para checar se os cheques não foram emitidos além do prazo permitido para sua compensação, que é de seis meses.

Se for comprovado que houve um equívoco do cliente ao preencher as folhas, o cheque será compensado normalmente. "A mudança minimizará impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos", disse em nota o diretor adjunto de operações da Febraban (federação dos bancos), Walter de Faria.

Para evitar outros problemas, a Febraban sugere alguns cuidados, como emitir cheques nominais e cruzados; eliminar os espaços vazios; evitar rasuras; controlar depósitos e retiradas no canhoto e nunca deixar cheques assinados no talão.
 

Felpuda


Paixão política que extrapola o bom senso, chega nas redes sociais e se transforma em baixaria pode resultar em prejuízo no bolso. Isso foi o que aconteceu com autor de texto nada elogioso contra colega por diferenças em apoio a candidatos nas eleições de 2016. O dito-cujo foi condenado a pagar indenização de R$ 7 mil, com correção monetária e juros mensais a partir da publicação da sentença, além dos honorários advocatícios. Detalhe: os adversários daquela época hoje andam de braços dados. Pode?