Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IMÓVEIS

Financiamento com poupança bate recorde

Financiamento com poupança bate recorde
21/01/2014 14:45 - FOLHA PRESS


O número de imóveis financiados com recursos da poupança cresceu 17% em 2013 no país, segundo dados divulgados hoje pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

No ano passado, foram financiadas a aquisição e a construção de 530 mil imóveis ante 453 mil em 2012. Em valores, a elevação foi de 32%, para R$ 109,2 bilhões, o que representa recorde histórico.

Considerando apenas o desempenho no mês de dezembro, foram financiadas 51 mil unidades, elevação de 7% em relação a novembro e de 19% na comparação com dezembro de 2012.

Para o presidente da entidade, Octavio de Lazari Junior, emprego, confiança do consumidor, renda e inadimplência baixa -de 1,8% do total dos contratos- foram os principais fatores para o crescimento do crédito imobiliário.

A expectativa da entidade é que o volume de crédito cresça 15% em 2014, para R$ 126 bilhões.

Endividamento

Segundo Lazari, o crédito imobiliário era responsável por 3% do endividamento das famílias em 2005 e passou a representar 15% em 2013.

Apesar da alta, ele diz que o ritmo de avanço do crédito imobiliário é sustentável.

Um dos principais motivos, de acordo com Lazari, é que boa parte dos tomadores de crédito são pessoas que pagavam aluguel e deixaram de arcar com essa mensalidade, não captada pelas estatísticas.
 

Felpuda


Vêm aumentando que só os disparos de segmentos diversos contra cabecinha coroada que, até então, acreditava voar em céu de brigadeiro. O novo coronavírus chegou, ganhou espaço, continua avançando e atualmente tem sido o melhor cabo eleitoral dos adversários. A continuar assim, sem ações mais eficazes, o estrago político poderá ser grande. Observadores mais atentos têm dito que o momento não é de viver o conto da “Bela Adormecida”. Só!