CONSUMIDOR

Financeiras lideram reclamações no Procon em MS

Financeiras lideram reclamações no Procon em MS
11/07/2012 13:20 - Gabriel Maymone


Das 35,8 mil atendimentos realizados pelo Procon de Mato Grosso do Sul de janeiro a dezembro do ano passado, 14,7 mil (41%) estão relacionados a serviços financeiros como os de cartão de crédito.

Segundo dados divulgados hoje (11) pelo órgão, esse tipo de reclamação ultrapassou os serviços essenciais como água, luz e telefone, que antes eram líderes do ranking e agora aparecem em segundo com 27% das reclamações, cerca de 9,6 mil.

“O sistema financeiro é o principal problema da população sul-mato-grossense. Esta mudança se deve à grande facilidade que existe em adquirir este tipo de serviço, o que pode ser considerado algo positivo, mas se usado inadequadamente pode se tornar o grande vilão do orçamento familiar”, explica o superintendente do Procon, Alexandre Rezende.

Dicas

O órgão de defesa ainda dá algumas dicas aos consumidores para não cair na tentação do crédito facilitado. “Deve se usar o crédito de maneira consciente, ficar atento aos juros máximo, exigir a cópia do contrato e, principalmente, utilizar o crédito oferecido de forma consciente e não se deslumbrar com a oportunidade”, orienta o superintendente. 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".