Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

EXTREMISTAS

Filipinas encontram bomba após explosão em albergue

10 ABR 11 - 12h:45ESTADÃO

Tropas do Exército filipino desarmaram uma bomba do lado de fora de uma escola hoje, na mesma província em que uma explosão na noite anterior destruiu um albergue e onde outro explosivo foi encontrado perto de um hotel. Os ataques são atribuídos a extremistas pertencentes ao grupo separatista Abu Sayyaf.

Apesar de ter enfraquecido após anos de ofensivas filipinas apoiadas pelos EUA, o Abu Sayyaf se recuperou e bombardeios, sequestros, extorsão e outros atos de bandidagem continuam a ser atribuídos ao grupo em pelo menos quatro províncias pobres do sul. Os EUA consideram o grupo, que é ligado à al-Qaeda, como uma organização terrorista.

Uma equipe do Exército conseguiu desarmar a bomba, ligada a dois telefones celulares, após soldados terem descoberto o explosivo em uma lata de biscoitos na frente de uma escola na cidade de Lamitan, na província de Basilan, disse o coronel Alex Macário.

O Exército ampliou a segurança em Lamitan depois que uma bomba explodiu em um albergue na cidade no final do sábado, destruindo o pequeno prédio de concreto e madeira, mas sem deixar feridos, disse Macário.

Pouco depois da explosão tropas encontraram outra bomba, feita com pregos, perto de um hotel na capital de Basilan, Isabela, disseram autoridades.

Estima-se que o Abu Sayyaf tenha 410 combatentes em Basilan, onde o grupo foi fundado no início da década de 1990, e na península de Zamboanga e nas províncias de Jolo e Tawi Tawi, de acordo com um relatório do governo. As informações são da Associated Press.



Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR na Arena da Baixada
BRASILEIRÃO

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes
ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Senado aprova MP da Liberdade Econômica sem previsão de trabalho aos domingos
BRASIL

Senado aprova MP sem previsão de trabalho aos domingos

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte
VAZA JATO

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte

Mais Lidas