quarta, 18 de julho de 2018

Pesquisa

Filhos de mães que trabalham têm mais chances de engordarem

7 FEV 2011Por Terra20h:04

O aumento da obesidade infantil é uma questão preocupante. E, de acordo com uma pesquisa americana, crianças entre 11 e 12 anos cujas mães trabalham fora apresentam seis vezes mais chances de ficar acima do peso.

Cientistas da Universidade de Cornell, Universidade de Chicago e da Universidade Americana em Washington, analisaram 990 pequenos entre 8 e 12 anos e levaram em conta as horas gastas assistindo à TV e a quantidade de exercícios. Compararam ainda o horário que suas mães trabalham.

A equipe constatou que, em média, os que permanecem sem as mães ao longo do dia (meio período ou período integral) tendem a apresentar até 800g a mais em comparação com os que contam com sua companhia em casa. O efeito aumenta com a idade e, entre 11 e 12 anos, chega a quase 1,5 kg em excesso.

O ganho de peso não parece ser causado por sedentarismo. As horas em frente à TV e se exercitando são semelhantes nos dois grupos. O problema seria ficar sozinho sem supervisão e comer coisas gordurosas e calóricas, além de pular refeições.

 

 

Leia Também