Segunda, 11 de Dezembro de 2017

COPA DO MUNDO

Fifa deve acionar na Justiça cidade que não realizar a Fan Fest

20 FEV 2014Por FOLHA PRESS18h:45

A Fifa deve acionar na Justiça a cidade que não realizar a Fan Fest, evento com telões e shows musicais para acompanhar os jogos nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, Recife (PE) foi a única cidade que até o momento informou que pode não realizar o evento. As cidades dividem custos com a Fifa e com patrocinadores da entidade.

"É uma obrigação das cidades-sedes realizar a Fan Fest. Está no contrato e há problemas legais caso não seja feita. Não decidimos o que podemos fazer porque ainda não aconteceu isso [a não realização da Fan Fest] e espero que todas as cidades tenham a festa", disse Weil.

Incomoda algumas cidades o fato de terem que arcar com parte dos custos. A Fifa cede telão, som, faz a proteção do local escolhido com grades, mas a segurança e o pagamento de artistas, por exemplo, cabem às cidades. O evento é gratuito para as pessoas que queiram participar.

"As cidades podem gerar receitas com a Fan Fest, há negociações com parceiros da Fifa, tem a venda de alimentos, de bebidas. É um evento que a Fifa faz desde 2006 e que gera muita procura nas cidades", disse Weil.

No contrato das cidades-sedes com a Fifa há diversas multas estipuladas, se houver problemas na condução da competição. A não realização da Fan Fest é uma das possibilidades de acionar a cidade na Justiça (valores de multas não são divulgados).

O valor para a realização, segundo a Fifa, custa em média R$ 10 milhões, mas este valor pode ser superior, dependendo dos meios de diversão que serão usados na festa. A prefeitura de Recife reclamava que o custo do evento poderia chegar a R$ 20 milhões.

"Esse número pode ser reduzido, por isso precisamos conversar com Recife. Esses valores dependem do local da festa, dos shows", disse Weil.

Outras cidades, que não receberão jogos da Copa, procuraram a Fifa para perguntar se, caso Recife caia, poderiam realizar a Fan Fest. Uma das cidades foi João Pessoa, na Paraíba.

Segurança

O diretor de marketing da Fifa informou que não serão permitidos cartazes com manifestações nas Fan Fests, como também já proíbe dentro dos estádios.
"Imagine a Fan Fest como um jogo no estádio. A segurança é a mesma, apesar de ser gratuita a entrada. No estádio, alguém pode entrar com uma faixa escondida, pode acontecer. Mas as regras são as mesmas", disse Weil.

Weil disse não temer que manifestações sociais possam atrapalhar as Fan Fests.
 

Leia Também